Motorista Policial: Um marco histórico na existência da Polícia Federal
- Enfoque Policial Federal
- 2 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

Motoristas Policiais do DPF
O dia 17 de outubro de 1969 representa um marco histórico na existência do Departamento de Polícia Federal. Há exatamente 53 (cinquenta e três) anos, ocorreu a solenidade de encerramento do primeiro Curso de Motorista Policial. O recrutamento, através de Concurso Público Nacional e de Curso de Formação Profissional na Academia Nacional de Polícia, então situada no Setor Policial Sul de Brasília, de caráter eliminatório e classificatório, resultou em 122 formandos.
À exceção do primeiro colocado, que recebeu o prêmio para escolher sua lotação, os demais foram lotados em diversas Unidades no território nacional, obedecendo a critérios exclusivos da Administração e necessidades urgentes do DPF. A posse e o exercício ocorreram ainda no mesmo ano e sob muita expectativa, em face da carência acentuada de policiais.
Recebidos pelos policiais mais velhos e experientes, eles receberam as orientações administrativas iniciais e as regras da atividade policial que se iniciava, visto que não eram apenas Motoristas, mas também Policiais. Esses novos servidores perceberam a importância da carreira que se descortinava na Polícia Federal, com as perspectivas de novos acessos através de concursos públicos já programados para preencher as inúmeras vagas existentes.
Assim, a busca pelo estudo oficial foi um fator significativamente marcante, o que acabou motivando os novos policiais e outros servidores a seguir objetivando essa indispensável exigência de maior escolaridade, obrigatória para ascender aos demais cargos de Agente, Papiloscopista, Escrivão, Técnico de Censura, Perito Criminal e Inspetor de Polícia Federal, este último depois denominado Delegado de Polícia Federal.
Marcaram suas presenças pelo cuidado com as viaturas, pela extrema disciplina e respeito à hierarquia, valores que embasavam as atividades policiais nessa época, assim como obediência e entrosamento funcional para com os mais antigos e aos quais eram subordinados.
Na leitura dos nomes constantes do convite respectivo, que aqui se publica, pode-se constatar inúmeros nomes de Motoristas Policiais que, acreditando e percorrendo a carreira Policial Federal, vieram a ocupar outros e importantes cargos e funções no Departamento de Polícia Federal. Assim, serve esta mensagem para lembrar e homenagear esses valorosos e especiais policiais federais. Parabéns para todos.
Porto Alegre, 17 de outubro de 2023.
Carlos Alberto Stimamilio
DPF Aposentado